A importância da Comunicação Visual para uma empresa

Comunicação visual

Você já parou para pensar na importância do design para o mercado corporativo? A identidade visual de uma empresa define não apenas a primeira impressão que um público terá dela, mas também como ele será vista ao longo do tempo.

Em um mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes em todo lugar, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença no sucesso de um negócio. Um design agradável, criativo e marcante instintivamente convida o cliente, gerando interesse. Da mesma forma, um design “simplório” e “pobre” gera afastamento e desinteresse.

O chamado LOGO (logotipo) é o símbolo da empresa, isto é, transmite seus valores, ideais e conceitos. Esta imagem é o primeiro contato que o cliente tem com uma marca. Assim, é fundamental que ela realmente traduza a personalidade da empresa, de forma criativa, expressiva e de fácil assimilação.

Ignorar a importância da comunicação visual é fechar portas para a obtenção de novos negócios, podendo gerar, inclusive, uma imagem de “amadorismo” ou “despreparo” para a empresa. Há quem considere o investimento em design (logotipo, website, cartão de visitas e material gráfico) muito alto para um prazo relativamente curto, no entanto, bons exemplos comprovam que, tal investimento torna-se decisivo nos lucros, uma vez que o visual agrega valor a marca e gera proximidade com os clientes.

Uma identidade visual bem feita gera credibilidade, atrai novos clientes e fortalece sua marca, além de destacar sua empresa entre as concorrentes. Logo, um material de qualidade, com as cores e composições certas, faz a sua marca ser lembrada e se tornar referência. No entanto, tão importante quanto a identidade visual, é uma divulgação estratégica da sua marca, seguindo as tendências do segmento e as peculiaridades do seu público.

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